23 de jul. de 2014

Livros: minha válvula de escape



Certa vez me perguntaram por que eu gostava tanto de ler, aquilo me fez pensar do por que de eu gostar mais de ler do que de assistir filme, ou fazer qualquer outra coisa. E então eu entendi o motivo: ler é a única coisa que me faz esquecer completamente tudo que acontece ao meu redor.
Quando eu assisto a um filme olho para o meu celular com frequência para ver se tem alguma notificação. Quando estou ouvindo música tenho que fazer alguma outra coisa, pois não consigo ficar só ouvindo música. Quando começo a assistir um seriado muitas vezes perco a paciência de acompanhar as temporadas. Mas quando eu leio um livro eu entro na história e não penso em mais nada.
Sinto o que o personagem sente, choro quando ele chora, sofro com ele, me envolvo de tal forma que acabo esquecendo do mundo real. Enquanto eu estou lendo somos apenas eu e o livro, esqueço problemas, amores, decepções, tristeza, tudo... Ler tem um pode sobrenatural sobre mim, às vezes o livro é tão bom que me faz esquecer até de quem eu sou por alguns segundos.
Eu imagino cada personagem, eu entro na pele de alguns, xingo quase todos e fico filosofando sobre o motivo de os personagens terem agido daquela forma. Pode até não ser um livro muito bom, mas enquanto eu não descubro o final não consigo parar de prestar atenção naquilo que estou lendo, e esse efeito que o livro tem sobre mim não tem filme, seriado, música ou qualquer outra coisa que consigo se comparar a isso.
Eu leio para sair do meu mundo e viver em um universo paralelo, onde as coisas, na maioria das vezes, dão certo, onde os problemas não podem me atrapalhar de fato. Leio para esquecer um pouco do quanto a minha vida às vezes parece não ter muito sentido. Eu leio, porque é muito mais fácil se apaixonar por um personagem do que por uma pessoa. Eu leio porque só os livros têm tido o poder de me fazer chorar e sentir algo ultimamente.

Todo mundo tem sua válvula de escape, a minha são os livros.

2 comentários:

  1. Oiee ^^
    Livros são o meu mundo á parte...rsrs' A minha parte favorita deste onde vivemos e o meu esconderijo ♥ pensando agora, não sei o que eu seria sem eles.... Uma sem cérebro, eu acho...haha'
    Adorei o texto ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que se não fosse pelos livros eu ia pirar, Dryh.
      Sério, sempre que eu estou estressada, triste ou qualquer coisa do tipo é nos livros que eu me refugio...
      Beijos!

      Excluir

Opine, critique e faça uma blogueira feliz *-*