26 de set. de 2011

Torcida Jovem do Santos - 42 anos

A Torcida Jovem ao longo de sua história sempre foi considerada pela imprensa e pelo povo de modo geral uma torcida politizada. Desde a nossa fundação a nossa maior preocupação e o maior objetivo é incentivar e acompanhar o Santos Futebol Clube em todas as suas jornadas. Porém com o crescimento da Torcida as idéias diversificaram.

Em 1970 participamos da oposição na eleição do Santos F. C. de lá para cá nunca ficamos inertes da vida política do nosso clube, sempre participando em nome da galera alvi-negra. Sempre tivemos uma posição independente, sempre assumindo os compromissos em prol do Santos F. C. tivemos representantes no conselho deliberativo do nosso clube. No início da vida de nossa torcida, ainda instalada na Av. Senador Queiroz, onde começamos a pensar em ser um grêmio recreativo e cultural, discutíamos todos os assuntos de interesse social.

Foi realmente uma época com dificuldades, repressões. Os companheiros da época sentiram que o futebol era usado como trampolim político, a partir daí, começaram a se preocupar seriamente para que o nosso grêmio não se alienasse a esse processo. Por isso democraticamente passaram a discutir a vida política e social do município, estado e país.

Vamos descrever algumas passagens, onde nossa entidade esteve verdadeiramente identificada. 

Campanha de anistia ampla, geral e irrestrita, onde inclusive nosso companheiro Cosmo Damião foi indicado coordenador. Na memoral campanha das diretas já, nossa bateria nota 10 esteve presente em todos os comícios na capital de São Paulo.
Participamos também da luta pela autonomia política da cidade de Santos. Fomos um dos fundadores da A.T.O.E.S.P. (Associação das Torcidas Organizadas de São Paulo) e da A.T.O.S. (Associação das Torcidas Organizadas de Santos). No Impeachment do Collor, participamos das grandes passeatas na capital de São Paulo com bandeiras e a nossa bateria nota 10. Instalados na nossa antiga sede desde 1978, participamos juntos com os moradores do Bixiga de várias reuniões para reivindicações das melhorias do bairro por exemplo: O cercado e a construção do Play Ground da Praça Pérola Byington; campanha de Natal das crianças pobres do Bixiga; e várias outras.

Queremos mostrar a todos nosso quadro de associados que ao longo desses anos, sempre participamos ao lado da sociedade, das lutas pelo bem estar de todos. Os nossos 42 anos de glórias só foram conseguidos com a união de todos e o idealismo de todos aqueles que amam a Torcida Jovem e constroem algo em prol do Santos F.C., sempre mantendo a tradição pelos interesses do torcedor que são eles: estudantes, trabalhadores e pais de família, lutando pela paz nos estádios.




A primeira caravana foi para o Rio de Janeiro no Estádio do Maracanã no jogo entre Vasco x Santos . Foi o jogo do milésimo gol de Pelé. Tudo era muito difícil, mesmo sendo um jogo importante o ônibus não completou sua lotação máxima. O Adalberto "Alemão" um dos fundadores entrou com uma enorme bandeira e foram levadas mais nove ou dez bandeiras do Santos F.C.
A partir daí a Torcida Jovem não era mais somente aqueles 13 garotos fundadores, estavam surgindo novos associados e estavam multiplicando as bandeiras que eram guardadas na rua Xavantes no Brás. Cada componente fazia a bandeira onde um grupo comandado pelo Jorge confeccionou uma enorme bandeira de 1.200m2 , a Torcida Jovem tinha idéias inovadoras.


iliado à UESP, o G.R.C. Escola de Samba Torcida Jovem do Santos possui a mais explosiva ascenção entre as agremiações do carnaval paulistano em tempos recentes.


Fundado em 26/09/1978 como Bloco Carnavalesco, ao longo destes 33 anos de muito trabalho, sempre marcamos presença com muita alegria e irreverência na passarela do samba, lutando e defendendo a arte e a cultura popular.
Conquistamos 04 campeonatos, 10 vice-campeonatos, 05 vezes em 3º lugar, 01 vez em 4º lugar. Em 2003, ascendemos à categoria de Escola de Samba, no Grupo III, ficando em 4º lugar. Mas no Carnaval 2004, retomamos nossa trajetória de vitórias, conquistando o primeiro título como Escola, e nos qualificando para disputar em 2005 o Grupo II. Um título que veio em boa hora, pois foi o início da nossa arrancada ao pódio das grandes agremiações carnavalescas de São Paulo.






Parabéns TJS *---------------*

COM O SANTOS COMO E ONDE ELE ESTIVER 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine, critique e faça uma blogueira feliz *-*